Tuesday, December 26, 2006

A capacidade de pequenos fatos conseguirem mudar completamente os rumos de uma conversa me deixa impressionado. Um acidente, por exemplo. Uma familia está fazendo um churrasco tranqüilo a noite, conversando sobre pisos de cozinha, piscinas, cadeiras ou mesmo sobre aves, até o momento que ocorre um acidente por perto. Assim que todos se acalmam e voltam ao seus lugares (pois provavelmente sairam correndo pra ver como estava o acidente), a conversa muda completamente. Uma tia fala de como girou o carro em uma estrada deserta, o avô fala de como a estabilidade dos carros está piorando por causa dos rebaixamentos que as pessoas fazem, a avó balança a cabeça e faz uma oração em nome do garoto que estava no carro, o tio fala de como socorreu um acidentado em meio às chamas e os primos falam com entuasiamos de como fazer um "cavalo-de-pau" com precisão. Detalhe é que cada um tenta fazer sua história parecer mais impressionante que a dos outros, colocando chuva, falta de energia, barrancos, lama e outros obstáculos mirabolantes e mefistofélicos na história. E seguem conversando sobre isso por horas.

Outro exemplo interessante desses acontecimentos: Conheça uma pessoa e mantenha uma conversa. Conte então de como machucou o dedo do pé na praia, topando com uma pedra. Logo o outro vai falar de como se queimou em uma água-viva. E você vai começar a falar de como pisou em um ouriço-do-mar, e ele vai treplicar com raias venenosas durante um passeio de caiaque. Você, por fim, vai falar de tubarões que quase te aleijaram, e ele ou vai contar uma história mais chocante, ou simplesmente concordar dizendo "Loucura, Loucura", acabando com a possibilidade de manter uma conversa tão agradável quanto antes.

Sempre é assim, seja com viajens, carros ou aventuras. O que me intriga é que o narrador acredita no que os outros falam, espera que os outros acreditem no que ele fala, e acredita fielmente no que ele mesmo fala. Não dizendo que é sempre mentira, mas é certo que muitas vezes as coisas não foram tão impressionantes assim. Ou mesmo não aconteceram de fato.

1 Comentarios:

Anonymous Anonymous disse...

ah cara... + tem vezes q essas conversas vão para rumos piores do q esses... dexa eu t conta algumas... zuera...hehe

December 28, 2006 2:03 PM  

Post a Comment

<< Home